:: Administração :: Backup no SharePoint tudo o que você precisa saber

 

Vou falar um pouco sobre backup do SharePoint 2007 hoje.

  1. Entender um pouco sobre backup
  2. Fazendo backup manualmente por linha de comando
  3. Automatizando a tarefa de backup

Entender um pouco sobre backup

Para tirar alguns mitos de backup e restore do SharePoint, vou tirar algumas dúvidas, por perguntas e respostas que muito fazem para mim.

a) Qual backup eu uso? Uso o backup do SharePoint via CentralAdmin ou via stsadm.exe?

Você pode usar os dois. Entretanto eu recomendo usar sempre via stsadm.exe, por linha de comando. Pois desta forma você sabe extamente o que está copiando e de que forma será gerado o resultado no final do processo sem ficarm com dúvidas.

b) Qual é diferença entre eles? CA(utilitário) e STSADM(linha de comando)?

CA usa a ferramenta STSADM por baixo, entretanto ele faz backup e gera os comandos sem seu controle gerando mais arquivos, fazendo com até que você tenha um pouco de confusão as vezes.

Passos – Usando o Central Admin

image 

O utilitário de backup permite que você seja seletivo sobre quais componentes fazenda para back-up. (Clique na imagem para ver ampliada.)

image

Para iniciar um backup, digite um caminho UNC para um local onde o utilitário de backup deve gravar os arquivos. (Clique na imagem para ver ampliada.)

image

O utilitário de backup permite que você seja seletivo sobre quais componentes fazenda para back-up. (Clique na imagem para ver ampliada.)

NOTA: É recomendável que você usar um remoto compartilhamento de arquivo para armazenar cópias de segurança do SharePoint.

image

Os backups do SharePoint são organizados no arquivo spbrtoc.xml, enquanto cada instância de backup terá sua própria pasta numeradas sequencialmente. (Clique na imagem para ver ampliada.)

image

SharePoint espalha as suas informações de backup em uma coleção de. Bak,. Xml e. Ficheiros de registo. (Clique na imagem para ver ampliada.)

O arquivo spbackup.xml contém todos os parâmetros e os atributos necessários para realizar backup e restaurar SharePoint ações

———————————————————————————————————

O stsadm.exe ainda existe em WSS 3.0 e foi aperfeiçoada para o Office SharePoint Server 2007. Você ainda pode usar o stsadm para fazer backup de um conjunto de sites como segue:

O STSADM você pode fazer backup de de sitecollection (falando da linha de comando stsadm –o backup), fazendo que você saiba exatamente que arquivos serão gerados, controlado por voce.

Usando o utilitário stsadm é muito útil para backups regulares, porque você pode usar o agendador de tarefas do Windows para criar um trabalho de backup periódico.

c) Existe alguma forma de fazer backup granular? Ou seja, quero fazer um backup de uma lista ou de um site/subsite?

Na versão 2007 não tem como. A única forma de fazer um “backup” é usando o comando STSADM –o export, onde você consegue fazer uma exportação inteira de um site/subsite etç.

Veja em detalhes: neste link STSADM Import e Export (by Salvador Moraes – Moderador do CanalSharePoint)

d) Tenho que criar um ambiente paralelo ( homologação, testes) como eu faço? os backups?

Vamos entender uma coisa. Primeiro você tem somente WSS 3.0 ou MOSS 2007 na sua estrutura? Depende do que você vai responder, terá que fazer backups diferentes.

Caminho do STSADM se for pt-br – “C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Microsoft Shared\web server extensions\60\BIN\STSADM.EXE”
1. WSS (Windows SharePoint Services) 3.0

Basta fazer comando abaixo, para backup.

stsadm.exe -o backup
-url <url>
-filename <filename>
[-overwrite]

Stsadm.exe –o backup –url HTTP://suaintranet –backupmethod full -filename backup.dat –nositelock  -overwrite (se tiver SP2)

ref: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc263441.aspx

Basta fazer comando abaixo, para restore.

Stsadm.exe –o restore –url HTTP://suaintranet -filename backup.dat –overwrite

 

2. MOSS (Microsofr Office SharePoint Server) 2007

Basta fazer comando abaixo, para backup.

2.1 – Backup do siteCollection

Stsadm.exe –o backup –url HTTP://suaintranet –backupmethod full -filename backup.dat –nositelock  -overwrite (se tiver SP2)

ref: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc263441.aspx

2.2 – Backup das outras bases

Tem que fazer backup das outras bases também, veja por exemplo do SSP.

image

Base do SSP, contém todas as informações e customizações relizadas no Shared Services Provider da sua aplicação. Que deve ser copiado com SQL Server, para depois simplesmente usar ela novamente no ambiente novo.

Basta fazer comando abaixo, para restore do SiteCollection

Stsadm.exe –o restore –url HTTP://suaintranet -filename backup.dat –overwrite

Tem que fazer o restore da base de dados do SSP, depois criar o SSP no seu ambiente novo.

Para realizar este procedimento use o SQL Server.

Microsoft SQL Server Backup e restauração é normalmente usado por grandes empresas, porque eles já têm ferramentas do SQL Server ou centros de dados offsite. É também porque a pessoa / grupo responsável pelas bases de dados é um DBA, em vez de o administrador do Office SharePoint Server. Se você está em uma grande organização onde esta situação é provável, recomendamos esta opção. Vamos deixar as etapas para fazer backup do SQL Server para o DBA.

SQL Server pode agendar tarefas de backup, que permite que o DBA para automatizar o processo de backup. Recomendamos que o DBA (s) responsável pelos bancos de dados SharePoint receber formação adequada sobre a estrutura dos bancos de dados do SharePoint.

Para entender melhor quais bases existe do SharePoint no SQL Server, veja o link:

:: Administração :: Banco de dados do SharePoint

e) O Backup do SharePoint leva tudo?

Não!! leva tudo!! MUITA ATENÇÃO NESTA PARTE.

Backup do SharePoint não contém todos os elementos necessários para recriar o ambiente do SharePoint. Enquanto SharePoint armazena todo o seu conteúdo em SQL Server (documentos, imagens, textos, segurança, metadados do site, e assim por diante), há uma coleção de arquivos no sistema de arquivos que não estão no banco de dados e, portanto, eles não recebem corretamente capturados em um backup.

Veja o que ele não leva.

  • WebParts desenvolvida por terceiros.
  • Definições de site do SharePoint e arquivos XML customizados.
  • Páginas do SharePoint, que estão em  “C: \ Arquivos de programas \ arquivos comuns \ Microsoft Shared \ Web server extensions \ 12”
  • Arquivos de script do SharePoint, que estão em “C: \ Arquivos de programas \ arquivos comuns \ Microsoft Shared \ Web server extensions \ 12
  • Como assim Bruno? Pode explicar?

    Se seu caso é que você instalou o SharePoint dentro da sua empresa e depois foram feitas algumas modificações, então DEVE saber quais foram elas.

    Se foi usado as melhores práticas recomendadas pela Microsoft ® então basta bocê ter  o pacote (WSP) das suas WebParts, Features e depois instalar elas normal.

    Mas é claro que o mundo não é perfeito e como sempre já peguei projetos MONSTROS, que não fizeram da melhor forma.

    Além das webparts , outros arquivos do sistema pode ser alterado através de padrão ou avançado de personalização do SharePoint. Esses arquivos incluem XML subjacente, aspx, e arquivos de script. Todos os arquivos SharePoint sistema de arquivos residem no diretório seguinte:

    C: \ Arquivos de programas \ arquivos comuns \ Microsoft Shared \ Web server extensions \ 12

    E e claro pegar as DLLs associadas que devem ser colocadas no sistema de arquivo, tanto no na pasta BIN do servidor virtual ou no Global Assembly Cache (GAC).

    Bom, isto é somente um preview gente. O Certo é que sempre que façam ou contratem uma empresa que desenvolva tenha isto totalmente documentado.

    Fazendo backup manualmente por linha de comando

    Caminho do STSADM se for pt-br – “C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Microsoft Shared\web server extensions\60\BIN\STSADM.EXE”

    Stsadm.exe –o backup –url HTTP://suaintranet –backupmethod full -filename backup.dat –nositelock  -overwrite (se tiver SP2)

    ref: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc263441.aspx

    Entendendo os Parámetros:

    Parâmetro Descrição
    -o operação indica que será feito backup
    -method Neste caso estamos usando full (completo)
    -filename Indica o nome do arquivo que será gerado.
    -nositelock Se estiver usando o SP2, tem um recurso novo que é colocar o site em somente leitura. Caso não colocar –nositelock será colocado em somente leitura fazendo que os usuários possam acessar o site normalmente mas sem poder colocar novas informações.
    -overwrite Indica que será sobrescrito o arquivo caso já exista.

     

    Para entender melhor os comandos STSADM veja aqui.

    http://www.canalsharepoint.com.br/tutoriais/Como%20usar%20o%20STSADM/Home.aspx

     

    Automatizando a tarefa de backup

    A maioria do pessoal sabe que o SharePoint não possui nativamente agendamento de backup.

    Para isto temos 3 opções.

    a) Fazer manualmente todo dia.

    b) Fazer via .bat colocando em tarefas do servidor.

    c) Usar o Data Protector, ferramenta que a Microsoft® indica em backups maiores de 30 GB.

    Para saber mais sobre o DPM verificar as suas Blog DPM e DPM site Microsoft.com. Certifique-se de olhar para o DPM versão 2007 que é o que suporta um backup para o Exchange, SQL Server e SharePoint. Link bom Protecção de dados e de recuperação para o Office SharePoint Server.

    Criando a solução 2.

    No bloco de notas entre com as seguintes informações:

    Echo "Fazendo Backup"
    SET URL=
    http://SEUPORTAL
    SET STSADM="C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Microsoft Shared\web server extensions\60\BIN\STSADM.EXE" %STSADM% -o backup -url %URL% -filename "c:\BKP.dat" –overwrite –nositelock
    pause

    Depois é só salvar como .bat , e executar quando necessário.

    Crie um agendamento de tarefa, do tipo Command Prompt.

    image

    Escolha a periocidade e nome do agendamento.

    image

    image

    image

    NOTA: Informe o usuário e Senha, que executurá este comando, deve ter priviégio para isto.

    image

    Escolha para Abrir as propriedades e clique em Finish.

    image

    Veja que seu bat que criou está lá setado.

    E será executado conforme suas configurações.

    image

    Espero que todos tenham gostado e claro se tiver alguma dúvida por favor entre em contato.

     

    Ainda indico, algumas referências importantes:

    Back up and restore a farm (Office SharePoint Server 2007)
    Create a recovery farm (Office SharePoint Server 2007)
    Back up and restore Web applications by using built-in tools (Office SharePoint Server 2007)
    Back up and restore databases (Office SharePoint Server)
    Back up and restore SSPs (Office SharePoint Server 2007)
    Back up and restore SSO (Office SharePoint Server 2007)
    Back up and restore My Sites by using built-in tools (Office SharePoint Server 2007)
    Back up and restore InfoPath forms by using built-in tools (Office SharePoint Server 2007)
    Back up and restore an item by using DPM (Office SharePoint Server)
    Back up and restore a site by using DPM (Office SharePoint Server)
    Back up and recover site objects (Office SharePoint Server)

    How to protect SharePoint with DPM 2007

    Fazer backup e restaurar conjuntos de sites, usando as ferramentas internas (Windows SharePoint Services 3.0).

    Fazer backup e restaurar bancos de dados de conteúdo (Windows SharePoint Services 3.0).

    Fazer backup e restaurar um item usando o DPM (Windows SharePoint Server 3.0)

    Fazer backup e restaurar um site usando o DPM (Windows SharePoint Services 3.0)

     

    Bruno Velaz

    Anúncios

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s